quinta-feira, 24 de abril de 2008

ARTIGO

A Ultra-Sonografia na Gravidez

A ultra-sonografia é o método de diagnóstico que oferece menor risco ao paciente e ao feto, por isto é um dos mais difundidos em obstreticia.

Com o crescente aprimoramento dos equipamentos e o desenvolvimento tecnológico, o ultra-som vem sendo cada vez mais solicitado para o acompanhamento da gestação em todas as suas etapas.

A ultra-sonografia na gestação inicial ocorre entre a 7ª e a 8ª semana e objetiva observar se a gestação é tópica (intra-uterina), além da determinação do número do embrião, da presença dos batimentos cardíacos fetais e do cálculo correto da idade gestacional.

Entre a 11ª e a 13ª semana de gestação, é importante realizar uma ultra-sonografia para a medida da Translucência Nucal para avaliar cromossopatias como, por exemplo, a Síndrome de Down.


Entre a 20ª e a 24ª semana, faz-se um estudo morfológico e a avaliação do crescimento fetal.
O ultra-som morfológico tem a finalidade de observar detalhadamente todos os órgãos fetais.

Finalmente, em geral, entre a 34ª e a 37ª semana, realiza-se outro ultra-som para análise da morfologia fetal, da determinação do peso fetal, da posição da placenta e a da avaliação da existência de circular de cordão umbilical (quando o cordão se enrola no pescoço do bebê).

Se apenas for possível realizar um único ultra-som, é preferível que seja entre a 20ª e a 24ª semana, por permitir avaliar a idade gestacional e analisar a morfologia fetal.

Sem dúvida alguma, com o crescente aprimoramento dos equipamentos e o desenvolvimento de novas técnicas, o ultra-som passou a representar um importante método complementar no auxílio diagnóstico para a paciente durante a gestação, assim como para o obstetra.

Artigo do Professor Jorge Marques – Escola de Saúde Pública/ SES MT

Nenhum comentário: