quinta-feira, 15 de maio de 2008

PARABÉNS VÁRZEA GRANDE


Várzea Grande terra maravilhosa..Eu te amo... Caixa d'agua velha, a primeira a abastecer o município

BREVE HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DESTA MARAVILHOSA CIDADE, VÁRZEA GRANDE.


A fundação de Várzea grande está ligada às ações empreendidas pelo governo provincial em função da Guerra do Paraguai. Em 1867, em plena guerra, o presidente da província de Mato Grosso, Couto de Magalhães, ordenou a prisão de todos os paraguaios encontrados em Cuiabá e cercanias e criou o acampamento militar na outra margem do rio, para onde os enviou, região até então ocupada pelos índios Guanás e por alguns poucos e pobres lavradores.Várzea Grande servia de passagem e pouso para as tropas de boiadeiros que vinham de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, e dada a habilidade dos paraguaios no corte e secagem da carne e no curtume de couro, o pequeno povoado passou a abrigar a matança de bois e transformou-se em fornecedor de mercadorias para a capital. Firmou-se posteriormente a agricultura nos capões pequenos, unindo brasileiros, inclusive muitos remanescentes da guerra, e paraguaios no mesmo trabalho.Nas primeiras décadas, o povoado várzea-grandense cresceu lentamente, sobrevivendo a população da lavoura, abate de reses e fabricação de lenha, além de uma incipiente industria manual, que proporcionavam o comércio com Cuiabá, feito por meio de barcos. Em 1870, em decorrência do nascimento das primeiras crianças do povoado, o governo destinou verba no orçamento para pagar o primeiro professor de Várzea Grande, mestre Bilão.Com a Proclamação da República, Várzea Grande iniciou sua participação na vida política e partidária do estado, envolvendo-se nas disputas travadas na última década do século XIX entre o coronel Generoso Ponce, os Murtinho, os Paes de Barros e os Corrêa da Costa. Representativo dessas disputas foi o assassinato, em Cuiabá, de Antônio Mendes Moreira, morador de Várzea Grande e partidário de Generoso Ponce, que foi morto pelos adeptos de Totó Paes.Em 1942, no governo do interventor Júlio Müller, foi inaugurada a primeira ponte unindo Cuiabá e Várzea Grande, o que aumentou significativamente seu comércio com a capital, fornecendo-lhe carne, suínos, galináceos, leite e derivados, lenha, carvão, chinelos, material de construção e cereais, além de peixe. O desenvolvimento da cidade foi ainda impulsionado pela instalação da luz elétrica, em 1945.Várzea grande foi transformada e município em 23 de setembro de 1948, no governo de Arnaldo de Figueiredo, que nomeou o varzea-grandense major Gonçalo Romão de Figueiredo para exercer o cargo de prefeito, até que se realizassem eleições.O rápido crescimento de Várzea Grande, principalmente após o seu primeiro centenário, está ligado à grande imigração e à cessão, pela prefeitura, de áreas para a instalação de indústrias, bem como à tradicional aptidão do seu povo para o comércio e para o trabalho, povo que continua construindo a história do município com seu trabalho cotidiano.

Fonte: site oficial da Prefeitura Municipal de Várzea Grande



Várzea Grande tem:



Festa de santo




Canoas à beira do rio Cuiabá - localidade de Praia Grande


Tem os Bonecos de Fantoches, Cumpadi Xivi e cumpadi Matu, cururueiros e contadores de "causos"


ETA velha



Por do Sól



Lugar conhecido como "Bomba"


Obras do PAC - Governo Federal investindo em nosso município


Aeroporto Marechal Rondon - centro da cidade


Chaminés das olarias


Cururueiros cantando e dançando na Associação Folclórica de Várzea Grande


Ponte Sérgio Motta - liga Várzea Grande à Cuiabá


Igreja Nossa Senhora da Guia a mais antiga


Passagem da Conceição - lugar pitoresco

Grupo Passo Muidinho da professora Jacinta - dançando siriri


Canoa estacionada à beira do rio Cuiabá - Distrito Bom Sucesso

Festa de São Pedro - Distrito de Bom Sucesso - fartura em peixes








Operário Várzea-grandense - o nosso time - "TRICOLOR DA FRONTEIRA"















Turma do BECO DO PORRETE - A TURMA MAIS ANTIGA DA CIDADE...









AS PIRANHAS DO BECO -
O BLOCO CARNAVALESCO MAIS ANTIGO DA CIDADE...


Várzea Grande

Essa é uma simples homenagem, que eu presto a minha querida cidade. Nasci em Caçapava (SP), nada contra Caçapava, mas digo para todos que me perguntam...Onde você nasceu?
Eu respondo orgulhosamente:
Várzea Grande...

Várzea Grande!!!!!! EU TE AMO!!!!

4 comentários:

Tânia Defensora disse...

Marco ficou ótima a postagem.
Parabéns varzeagrandense.
Abraços

Maria Fernanda disse...

Linda homenagem meu queido.
Que Várzea Grande viva muitos e muitos anos.
bjs

Maria Fernanda disse...

Meu querido.
bjs

Osc@r Luiz disse...

Muito boa a sua postagem homenageando Várzea Grande, meu amigo.
Deveria ter participado também da blogagem coletiva "Coisas do Brasil" e ter se feito ver e ouvir além das nossas fronteiras.
Tomara que na próxima você participe e nos brinde com seu talento.
Abração!