"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." A frase
de Bertold Brecht expressa a realidade dos alunos do Ensino Médio, 8ª série e EJA da Escola Estadual João Crisóstomo de Figueiredo, em Cuiabá. Desde o ano passado cerca de 120 alunos trabalham no projeto “Arte no Muro”, pintando e colorindo a escola.
A idealizadora do projeto é a professora de artes, Elida Maria Pinheiro, que percebeu talentos na escola. Em seguida, ela conseguiu com a diretoria os materiais e deu início ao desafio de transformar os muros da escola em uma galeria de arte.
Hoje, a parte interna da frente da escola já é uma grande obra de arte, o muro está
todo pintado com diversos temas e cores. Segundo Elida, cada aluno escolheu a temática a ser pintada, alguns fizeram o trabalho em grupo, outros preferiram pintar sozinhos, mas houve participação de 100% dos alunos.
“Eles desenham no papel as idéias e passam pra mim, é difícil escolher apenas um desenho, vai faltar muro prá tanto talento”, disse Elida. O aluno do 3º ano, Rodrigo Anselmo Gonçalves de 19 anos, participa do projeto desde o ano passado. Para ele, a iniciativa é muito mais do que cobrir um muro sujo. “Eu e mais quatro colegas pintamos um jogador de basquete em uma cadeira de rodas para mostrar a importância da inclusão de todos no esporte, foi uma homenagem. A luta pela cidadania é a luta pelos direitos”, define.
O trabalho é realizado nos horários extra-classe, inclusive aos sábados e domingos,
a pedido dos alunos. Este ano o projeto vai pintar a fachada e os muros laterais. Temas como Tarsila do Amaral e cenas do cotidiano já estão na lista para a próxima edição do projeto. “Os alunos estão dando mais valor à escola, cuidando mais, enquanto houver muro e material vamos continuar pintando”, destacou Elida.
FONTE: Assessoria/Seduc-MT
Postei esta matéria, pois é de interesse público, ela retrata bem a questão do papel da escola, que faz o seu papel sim, depende da cabeça que a dirige.
Um comentário:
Não conhecia esse projeto...
bjs no seu lindo coração.
Postar um comentário